TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
A Tomografia Computadorizada é um exame que gera imagens detalhadas do corpo humano através da emissão de raios-x, promovendo uma verdadeira revolução da medicina desde a sua invenção e aperfeiçoamento nas décadas de 1960 e 1970. Com este exame foi possível, pela primeira vez, a identificação adequada dos órgãos internos, já que a radiologia convencional era satisfatória apenas para o tórax e a estrutura óssea. O estudo detalhado dos órgãos abdominais e encéfalo, por exemplo, só foi possível com o aparecimento deste exame.
A Tomografia computadorizada dura apenas alguns minutos, dependendo da parte do corpo a ser analisada, e é totalmente indolor. Dependendo do protocolo de exame, é administrada uma injeção na veia de substância de contraste ou administração de contraste via oral.
Obs.: caso tenha exames anteriores é importante trazer consigo para avaliação do médico.
EXAMES E PREPARO
- Informar antes da realização do exame se tem alguma alergia, problema renal, suspeita de gravidez, se é diabético, sofreu algum trauma ou fratura, realizou alguma cirurgia e se comeu ou bebeu antes do exame.
- Nos casos de exames com uso de contraste o paciente é informado da necessidade de algum preparo especial, como por exemplo, jejum por algumas horas ou preparo com administração de um antialérgico.
- Após a realização do exame é possível retomar normalmente às atividades de rotina.