Tirando algumas dúvidas sobre o Outubro Rosa
Estamos no Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. Vamos falar sobre saúde?
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama, que gera células anormais, formando um tumor. Apesar de a doença aparecer tanto em mulheres quanto em homens, ela é considerada o tipo mais comum, depois do câncer de pele, e também o que causa mais mortes por câncer em mulheres. Veja algumas curiosidades:
Fatores de Risco
O câncer de mama não tem somente uma causa. Porém, a idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença. Por isso, o recomendado é que mulheres a partir dos 40 anos de idade devem realizar a sua mamografia, anualmente, visando ao diagnóstico precoce e a redução da mortalidade.
Diagnóstico do Câncer de mama
De acordo com dados do INCA, diagnosticar o câncer precocemente aumenta em 95% as chances de cura. Além de contribuir para um tratamento menos agressivo.
Mamografia: O exame de mamografia torna-se imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença. Se trata de um exame de rastreio por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável.
Ultrassonografia da mama: O exame de ultrassonografia não substitui a mamografia, mas também é muito importante na detecção de alterações mamárias. Indicado para mulheres mais jovens, também é recomendado que seja feito uma vez ao ano.
Biopsia da Mama: A biópsia da mama é um exame de diagnóstico no qual o médico retira uma amostra do tecido do nódulo encontrado na mama a fim de avaliar, em laboratório, se existem células cancerígenas e se é maligno ou benigno.
E você, já garantiu o seu check-up?