fbpx

Saiba o motivo daquele desejo incontrolável por doces

No período da Páscoa, é tradicional comermos chocolate. Mas, passada essa época, sentir uma vontade incontrolável de comer doces refere-se a muitos fatores e, grande parte deles, relaciona-se à fisiologia do cérebro.

Os doces são muito consumidos por pessoas que passam longos períodos de jejum, já que precisam de uma alimentação que reponham a energia rapidamente. Outra causa que os especialistas acreditam, refere-se ao rápido trabalho dos neurotransmissores (substâncias produzidas no cérebro e que favorecem a comunicação entre os neurônios) quando se ingere doces, o que consequentemente leva energia para os músculos.

Especialistas afirmam que a serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, é aumentada pelo triptofano. Sendo assim, quando os níveis de serotonina baixam, o cérebro manda um alerta provocando o desejo de comer doces.

O problema mais citado quando falamos em açúcares é a cárie, mas o maior problema que pode ser causado pelo excesso de açúcar é a obesidade, fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas sérias, tais como problemas cardiovasculares, hipertensão, diabetes e até mesmo cânceres. Além dos riscos decorrentes do excesso de peso, a grande quantidade de açúcar na alimentação pode sobrecarregar o pâncreas, desencadeando uma doença séria e perigosa conhecida por diabetes tipo 2.

Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 10% do total de calorias consumidas diariamente devem ser provenientes do açúcar. Uma dieta saudável e ideal deve restringir-se a 5%. Isso significa que o ideal é que uma pessoa consuma 25 gramas de açúcar por dia ou, no máximo, 50 gramas.

Saiba algumas estratégias para controlar o desejo por doces:

  • Não passe longos períodos sem se alimentar, o risco de querer compensar nos doces pode ser grande;
  • Faça as refeições no horário certo;
  • Evite estocar doces e biscoitos em casa;
  • Se a vontade permanecer, prefira as barras de cereais integrais.

 

Fontes:
https://brasilescola.uol.com.br/saude/desejo-por-doces.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/saude-bem-estar/riscos-consumo-exagerado-acucar.htm