fbpx

Saiba como se Prevenir do Câncer de Pele

Está chegando o verão e o mês iniciou com a campanha Dezembro Laranja, que tem como objetivo fazer um alerta à população sobre a sobre as principais formas de prevenção e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.

Nem todos os cânceres de pele basocelular e espinocelular podem ser evitados. Mas algumas ações podem ajudar a reduzir esse risco:

A forma mais importante para reduzir o risco do câncer de pele basocelular e espinocelular é proteger-se da radiação ultravioleta. Proteja-se do sol quando estiver ao ar livre.

Procurar uma sombra.

Uma forma de limitar a exposição à radiação ultravioleta é evitar a exposição prolongada ao ar livre, diretamente sob a luz solar, especialmente entre às 10 h e 16 h, quando a luz UV é mais intensa.

Usar roupas adequadas. 

As roupas fornecem diferentes níveis de proteção à radiação ultravioleta (UV), por exemplo, camisas de mangas compridas, calças compridas ou saias longas oferecem mais proteção, as cores escuras também protegem mais do que as cores claras. Tecidos firmes protegem melhor do que o vestuário entrelaçado. Tecido seco é geralmente mais protetor que o molhado. Entretanto é importante estar ciente de que apenas se cobrir não bloqueia toda a radiação ultravioleta, se a luz passa através de um tecido, a radiação UV também passará.

Usar chapéu.

Chapéu com aba é o ideal porque protege áreas muitas vezes expostas ao sol intenso, como orelhas, olhos, nariz, couro cabeludo e testa. O boné protege o rosto e a cabeça, mas não o pescoço ou as orelhas, onde, normalmente, os cânceres de pele começam a se desenvolver. Os chapéus de palha não são tão protetores quanto os confeccionados com tecido mais grosso.

Usar protetor solar.

Use protetores solares e labiais em áreas de pele expostas ao sol, especialmente entre às 10 h e 16 h e de preferência com fatores de proteção solar (FPS) 30 ou mais. O uso do protetor solar é recomendado, inclusive, em dias nublados ou encobertos, pois a radiação UV está presente. Entretanto, para garantir a proteção contínua, os filtros solares devem ser reaplicados de acordo com as instruções da embalagem.

Usar óculos de sol.

Óculos com capacidade de bloquear a radiação UV, de pelo menos 99%, oferecem a melhor proteção para os olhos e para a área da pele ao redor dos olhos.

Quais medidas você tem tomado para se proteger do sol?

 

*Fonte: sbd.org.br/dezembroLaranja (Adaptado)