fbpx

Obesidade: Mais da metade dos brasileiros está acima do peso

A obesidade é caracterizada pelo excesso de peso que o indivíduo apresenta, geralmente causado pelo sedentarismo e consumo exagerado de alimentos ricos em gordura e em açúcar. Problemas na tireoide, problemas hormonais ou problemas emocionais como baixa auto-estima, ansiedade ou nervosismo também podem aumentar o risco de obesidade.

Uma análise divulgada pelo Ministério da Saúde mostra que o excesso de peso no Brasil cresceu 26,3% nos últimos dez anos, passando de 42,6% para 53,6% em 2016.

A pesquisa intitulada Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigital) mostra que entre os homens os casos de obesidade passaram de 47,5% para 57,7%. Entre as mulheres o índice passou de 38,5 para 50,5%.

O diagnóstico da obesidade pode ser feito através da realização de um cálculo matemático chamado IMC que analisa o peso que o indivíduo apresenta em relação à sua altura.  De acordo com o IMC, existem diversos graus de obesidade como:

  • Obesidade grau 1: IMC entre 30.0 – 34.9 kg/m2;
  • Obesidade grau 2: IMC entre 35.0 – 39.9 kg/m2;
  • Obesidade grau 3 ou obesidade mórbida: IMC igual ou superior 40 kg/m2.

A obesidade pode ocorrer em qualquer idade, como na infância, na adolescência ou na idade adulta, e quando não tratada, podem surgir complicações como artrose, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares ou apneia do sono, por exemplo

Para reverter esse quadro e perder peso com saúde é necessário que o corpo gaste mais calorias do que consome. É por isso que as duas medidas mais importantes para chegar ao peso ideal são ajustar hábitos alimentares e praticar atividades físicas.

Se você quer emagrecer de forma saudável, fique ligado nessas dicas:

  • Faça lanchinhos

O ideal, quando se quer perder peso, é fazer as três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e dois ou três pequenos lanches. Isso manterá seu metabolismo funcionando o dia inteiro, dará mais saciedade, diminuindo a fome fora de hora, e impedirá que você exagere nas grandes refeições.

  • Invista em um prato equilibrado e variado

Uma alimentação saudável pede equilíbrio de nutrientes e variedade de alimentos. Vale investir em frutas, legumes, verduras. Não se esqueça de completar o menu com diferentes tipos de carnes, cereais, leguminosas (feijão, lentilha), leites e derivados, grupos alimentares essenciais para a alimentação diária.

  • Evite fazer dietas restritivas

Dietas que cortam drasticamente as calorias ou algum componente específico, como os carboidratos por exemplo, são consideradas restritivas. Para perder com saúde o esperado é perder entre meio quilo e um quilo por semana. Mais do isso pode ser sinal de que você não está realizando a dieta mais adequada. A alimentação monótona e com pouca variedade de alimentos não traz todos os nutrientes que o corpo precisa, podendo até afetar a imunidade e o corpo mais vulnerável a doenças.

  • Tenha cuidado com as dietas da moda

Existem uma série de dietas que prometem o emagrecimento rápido. Fique atento a que custo essa perda de peso é alcançada. Muitas delas levam à perda de músculos, o que é especialmente prejudicial para quem quer emagrecer e manter o peso depois disso.

  • Pratique exercícios que queimam gordura

A Organização Mundial de Saúde recomenda praticar ao menos 150 minutos de exercícios moderados por semana para uma pessoa ser considerada ativa. Ou seja, praticando uma hora de exercício em três dias na semana (180 minutos), você já ultrapassa essa meta! Para queimar gordura e emagrecer é importante investir em atividades aeróbicas como: caminhadas, corridas, bicicleta, dança, natação, entre outros.

  • Beba uma média de 2 litros de água por dia

Consumir os líquidos certos contribui e muito para emagrecer de forma saudável. A recomendação é ingerir entre 30 a 35 ml por kg de peso corporal de líquidos, o que em média fica em torno de 2 litros por dia.

Lembre-se que o tratamento da obesidade é multidisciplinar. Ele deve ser feito com a prática regular de exercícios físicos orientados por um preparador físico e uma dieta de emagrecimento orientada por um nutricionista, de forma gradual, pois o indivíduo pode demorar anos para alcançar o peso ideal, sendo muitas vezes necessário o acompanhamento de um psicólogo. Nos casos mais graves, pode-se ainda recorrer a alguns tipos de cirurgia como a cirurgia bariátrica, por exemplo.

Cuide da sua saúde, pratique exercícios regulares, alimente-se bem e diminua o risco de desenvolver outras doenças que são consequências da obesidade.

Fontes:
https://www.minhavida.com.br/saude/materias/30821-pesquisa-aponta-que-mais-da-metade-dos-brasileiros-esta-acima-do-peso
https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/20614-emagrecer-como-perder-peso-rapido-e-com-saude
https://www.tuasaude.com/obesidade/