fbpx

Motivos para caminhar com aqueles que sempre seguiram com você

Movimentar-se é fundamental para evitar problemas muitos problemas na saúde como a obesidade, colesterol alto, hipertensão, diabetes, entre outros fatores de risco que o sedentarismo pode causar.

Essa afirmação foi confirmada, recentemente, com o resultado de uma pesquisa realizada por especialistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, que recrutaram 16 mil mulheres com idade média de 70 anos e disponibilizaram a elas acelerômetros, dispositivos que medem a quantidade de passos dados.

Após um acompanhamento de quatro anos, período em que ocorreram cerca de 500 mortes, o cruzamento dos dados mostrou uma taxa significativamente menor de óbitos entre as voluntárias que davam 4 400 passos por dia, na comparação com as que ficavam em 2 700 no mesmo período. O índice de mortalidade foi caindo progressivamente até os 7 500 passos, quando se estabilizou.

Para I-Min Lee, epidemiologista que encabeça a pesquisa, não existe um número mágico para assegurar menor risco de mortalidade — como os 10 mil passos às vezes pregados por aí.

“A principal mensagem que queremos registrar com esse estudo é: caminhe sempre. Por poucos que sejam os passos, já serão úteis para a sua saúde”, incentiva a professora de Harvard.

Que tal iniciar hoje uma caminhada para uma mudança de hábitos por uma vida mais saudável?

 

 

*Fonte: Saude.abril (Adaptado)