Julho Verde conscientiza para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço.
O dia 27 de julho foi o dia escolhido para a celebração do Dia Mundial de Conscientização e Combate ao câncer de Cabeça e Pescoço, com o principal objetivo de alertar toda a população quanto aos riscos da doença, além de salientar a importância da descoberta ainda em fase inicial.
Alguns fatores podem ter grandes contribuições no desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço, como o uso frequente de cigarro e álcool, além do vírus HPV, que juntos lideram a lista de causadores da doença. Anualmente, cerca de 40 mil pessoas são acometidas com este tipo de câncer, apenas no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
O diagnóstico precoce pode ser um fator determinante para o tratamento ter bons resultados, pensando nisso, é importante ter atenção para alguns sintomas, como o aparecimento de nódulos no pescoço, feridas na boca que não cicatrizam há mais de 15 dias, sangramento repentino no nariz, rouquidão prolongada, entre outros.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgias da Cabeça e do Pescoço, um dos principais problemas no tratamento é a descoberta tardia da doença, o que ocorre em 60% dos casos, deixando sequelas no paciente. Segundo o INCA, o câncer de boca, laringe e demais sítios é o segundo mais frequente entre homens, ficando apenas atrás do câncer de próstata. Já nas mulheres, o câncer da tireoide é o quinto mais frequente.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Cirurgias da Cabeça e do Pescoço