Fibrose Cística: entenda a doença
A data 05 de setembro marca o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística (ou mucoviscidose). Esta é uma doença genética, transmitida de pais para filhos e que não tem cura. Quanto antes for descoberta esta enfermidade, maior é a expectativa e a qualidade de vida dos portadores da doença.
Esta é a doença genética de maior incidência na população brasileira, e ela afeta os aparelhos digestivo e respiratório e as glândulas sudoríparas. Também conhecida como ‘doença do beijo salgado’, o principal sintoma da Fibrose Cística é o suor excessivamente salgado.
De maneira geral, os sintomas em recém-nascidos se manifestam com o entupimento do intestino, dificuldade de ganhar peso, tosse com secreção e desidratação sem motivo aparente. Com o passar dos anos o paciente pode apresentar perda de peso, desnutrição progressiva, tosse crônica com muita secreção, sinusite crônica, formação de pólipos nasais, doença hepática, diabetes, infecções respiratórias e infertilidade.
O diagnóstico da Fibrose Cística pode ser feito através do teste do pezinho, teste do suor ou teste genético. Porém, outros exames como radiografia ou tomografia computadorizada do tórax, teste de gordura nas fezes, testes de funcionamento dos pulmões, medição da função pancreática e teste de estimulação da secretina ajudam a diagnosticar a enfermidade.
Antigamente, crianças afetadas pela fibrose cística mal chegavam à idade de completar a escola primária. Atualmente, o diagnóstico precoce e o tratamento correto aumentam a expectativa e a qualidade de vida de crianças e adultos acometidos pela doença, já chegando em média aos 40 anos de idade.
Faça sempre o teste do pezinho em recém-nascidos e fique atento aos sintomas. Em caso de dúvidas, procure seu médico e realize novos exames que auxiliam no diagnóstico. Não se esqueça de que os portadores da doença, desde que adequadamente tratados, conseguem levar vida normal e de boa qualidade.
Fontes:
https://guiadobebe.uol.com.br/o-que-e-fibrose-cistica/
https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/fibrose-cistica/
https://fibrosecistica.com