fbpx

Dor na coluna pode ser reflexo da má postura ao volante – saiba como evitá-la

A vida moderna traz consigo algumas situações que são inevitáveis, como ficar um bom tempo dirigindo carros, seja  preso no  trânsito da cidade grande. As horas passadas na mesma posição podem provocar a  má postura ao volante, causando dores ou complicações mais graves.

A postura errada durante os longos períodos em veículos causam sobrecarga em algumas regiões do corpo, sendo comum o formigamento e dores que afetam não só a coluna, como também braços e pernas.

Os problemas mais sérios e comuns em virtude da má postura são escoliose, lombalgia e cervicalgia.

 

  • A lombalgia tem como principal sintoma a dor na região lombar, próxima a bacia. Essas dores podem ocorrer também na parte frontal das coxas e nos glúteos. A área lombar é a mais larga da coluna, suporta boa parte dos movimentos e peso do corpo. Existe também mais espaço para os nervos e por conta disso, as dores na lombar representam as maiores queixas entre os pacientes. A lombalgia pode ser diagnosticada através de um estudo sobre a rotina e hábitos do pacientes, confirmada através de exames de imagem, como tomografia na área afetada e radiografias.

 

  • A escoliose é o nome dado ao desvio da coluna vertebral, deixando a região com um formato similar a um “S” ou um “C”. Os principais sintomas são dores musculares, fadiga após ficar muito tempo em pé ou sentado, além de sinais físicos, como um ombro ser mais alto que o outro.  O diagnóstico da escoliose é realizado por meio de testes clínicos e de radiografias. O seu tratamento deve ser baseado na idade do paciente e no grau da curvatura, sendo necessário, em alguns casos, cirurgias para a correção do desvio.

 

  • Em casos de cervicalgia, o paciente costuma ter uma atitude de defesa e rigidez dos movimentos, também tem mobilidade limitada no pescoço e sente dor ao palpar a musculatura do pescoço. Alguns sintomas da cervicalgia são espasmos musculares na região, dor que começa na nuca e se irradia para região supraescapular, interescapular e couro cabeludo, formigamento para ombros e braços, entre outros. O diagnóstico da cervicalgia pode ser feito através das características dos sintomas e exames como raio-x, tomografia e ressonância magnética.

 

A recomendação dos profissionais da saúde é que, ao dirigir, o condutor fique com toda a coluna apoiada no banco. O encosto da cabeça deve estar na mesma altura da cabeça. Para os joelhos, o ideal é que eles fiquem alinhados com a altura dos quadris. Os pedais tenham a distância para que os pés alcancem sem fazer muito esforço nos joelhos, que devem ficar levemente dobrados.

Fontes:

https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/postura-errada-ao-dirigir-provoca-problemas-na-coluna/

https://www.itcvertebral.com.br/doencas-da-coluna/cervicalgia

https://minutosaudavel.com.br/lombalgia-dor-lombar-o-que-e-sintomas-tratamento-e-remedios/