fbpx

Dezembro Laranja – Mês Nacional de Prevenção do Câncer de Pele

O mês de dezembro é dedicado à orientação e prevenção do câncer de pele. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e mobiliza toda a comunidade para a proteção de sua pele. O Dezembro Laranja usa a cor ensolarada dos corpos bronzeados e raios solares para representar a ação.

Mais comum em pessoas com mais de 40 anos, este tipo de câncer é relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas anteriores. Pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vítimas.

O câncer de pele não melanoma pode apresentar tumores de diferentes linhagens. Os mais frequentes são o carcinoma basocelular e o carcinoma epidermoide. O carcinoma basocelular, apesar de mais incidente, é também o menos agressivo. Em geral, ele se manifesta como uma pinta ou mancha acastanhada ou enegrecida (com alteração de cor) assimétrica, de bordas irregulares e diâmetro maior que seis milímetros.

Vale lembrar que a maioria dos casos de câncer da pele pode ser evitada com medidas simples de proteção solar: usar chapéus, óculos escuros e roupas que cubram boa parte do corpo, assim como aplicar bloqueador solar frequentemente e evitar atividades ao ar livre entre 10h e 16h.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de 176 mil novos casos anualmente. Confira outros dados divulgados pela SBF junto com o DataFolha, em 2016, que mostram o hábito de exposição solar do brasileiro:

  • 106 milhões de brasileiros se expõem ao sol de forma intencional nas atividades de lazer – 70% da população acima de 16 anos
  • 63% dos brasileiros não usam protetor solar no seu dia a dia
  • 6 milhões de brasileiros adultos (mais de 4% da população) não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina, cachoeira, banho de rio ou lago
  • A Organização Mundial da Saúde prevê que, no ano 2030, haverá no mundo 27 milhões de casos novos de câncer, com 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer.
  • No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório.

Cuide-se e curta o sol com moderação, o diagnóstico precoce do câncer de pele é fundamental para o sucesso do tratamento.

Fontes:
https://www.sbd.org.br/controleOsol/sobre/
https://curiosamente.diariodepernambuco.com.br/project/ouviu-falar-no-dezembro-laranja/