fbpx

Desvio de Septo – Sintomas, diagnóstico e tratamento

Algumas pessoas que têm dificuldade para respirar falam que sofrem de desvio de septo, mas às vezes não possuem o diagnóstico que comprovem tal disfunção. O septo nasal é formado por cartilagem e osso, a sua função é separar as duas narinas. O septo desviado é justamente quando a função de separar as duas narinas, como se fosse uma “parede”, não está reta, está torta.

A dificuldade para respirar, oriunda do desvio de septo, varia de acordo com o grau da alteração anatômica, podendo o nariz ficar totalmente obstruído. O septo desviado, no entanto, pode não ser o único causador de dificuldades para a passagem de ar, a adenoide no nariz também é uma das razões para problemas respiratórios na região.

Sintomas: 

De acordo com dados da Academia Brasileira de Rinologia (ABR), o desvio de septo é responsável pelo comprometimento da qualidade de vida de aproximadamente 30% da população no Brasil. Os sintomas para o desvio são fáceis de identificar, como dores de cabeça, entupimento constante do nariz, dificuldade para dormir e crises constantes de rinites e sinusites.

Diagnóstico:

O diagnóstico mais preciso para o desvio de septo é dado por um médico otorrinolaringologista, que através de um exame clínico vai visualizar o interior das narinas. Exames de imagem colaboram para a precisão do diagnóstico, além de dar a possibilidade de visualizar outros fatores que podem representar riscos associados, como a presença de tumores e outros problemas na região. A tomografia dos seios da face está entre os exames que colaboram para o diagnóstico da real causa dos problemas na respiração, podendo ser o desvio de septo ou não.

Tratamento:

Não são em todos os casos que os desvios de septo precisam de correção cirúrgica, a septoplastia é indicada quando o desvio é tamanho, que a passagem do ar fica quase inexistente. Como o nariz tem um crescimento mais atenuado até o final da puberdade, o recomendado é que, se for o caso, o procedimento seja feito após este período. Todavia, se o desvio for muito prejudicial ao paciente, a cirurgia pode ser feita ainda na infância, porém, existe o risco do desvio voltar.

 

Fontes:

https://www.plasticadosonho.com.br/blog/desvio-de-septo/

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/desvio-de-septo/