fbpx

Conheça mais sobre a PAAF – Punção Aspirativa por Agulha Fina

A punção aspirativa por agulha fina, conhecida também como PAAF, é o nome dado a uma biópsia mais delicada, levando em consideração que a agulha usada no procedimento tem um calibre muito fino. Este é um método bastante simples e seguro, que permite a retirada, através da aspiração, de células de nódulos ou lesões graves em órgãos, além de tecidos superficiais ou profundos.

 

Este procedimento, na maioria das vezes, é realizado ambulatorialmente, não sendo necessária uma anestesia ou qualquer preparo prévio para a sua realização. O material recolhido é analisado por um patologista, através da análise laboratorial.

 

A PAAF é indicada para dar o diagnóstico de diversas doenças em qualquer parte visível ou palpável do corpo, a exemplo da pele, tireóide, mama, nódulos da região cervical, entre outros. A punção aspirativa por agulha fina também pode ser aplicada em lesões mais profundas, uma vez que são guiadas por ultrassonografia, tomografia computadorizada ou outro método de diagnóstico por imagem.

 

A punção aspirativa por agulha fina, como conhecemos,  começou a ganhar destaque como um meio de análise em 1930, para diagnóstico de tumores malígnos em humanos. O método pouco invasivo facilita o diagnóstico de doenças, colaborando para um tratamento mais eficaz. A retirada de nódulos só se faz necessária caso faça parte do tratamento.