Conheça 5 alimentos bons para a saúde óssea
Das máximas entre todos aqueles que têm problemas com perda de massa óssea é que o cálcio é fundamental. E, fato, o cálcio tem muita importância tanto na prevenção de doenças nos ossos, quanto na sua recuperação, mas ele não é o único capaz de tal feito! Através de outros alimentos também é possível a absorção de nutrientes e minerais benéficos para os ossos.
A vitamina D está entre os aliados do cálcio quando a pauta é a manutenção dos ossos saudáveis. O cálcio fica com o suporte para a estrutura do crescimento de ossos e dentes, e a vitamina D é responsável pela absorção deste mineral.
Confira quais alimentos são fontes para o fortalecimento ósseo:
- Lácteos:
Os alimentos derivados do leite possuem uma boa quantidade de cálcio quando estão em comparação com outras fontes. Além de iogurtes e queijos, o próprio leite em si é muito indicado, já que ele é facilmente absorvido pelo organismo.
- Salmão:
O salmão é um peixe considerado completo pelos especialistas, uma vez que é rico em cálcio, ômega e proteínas. Com grande oferta de vitaminas A, B e D, o salmão é uma boa opção para quem quer manter uma boa saúde óssea ou se recuperar de doenças ósseas.
- Sardinha:
Outro peixe fonte de cálcio é a sardinha, que também é rico em ômega 3 e apresenta bons resultados no combate a doenças cardíacas, artrite, câncer e auxilia na memória. As sardinhas enlatadas não são recomendadas, uma vez que contém muito sódio e conservantes.
- Vegetais:
Os vegetais, em especial os de cor verde, são excelentes para fortalecer os ossos. Pesquisas apontam que o consumo desses alimentos ajudam a aumentar a densidade óssea em até 3%.
- Soja:
Os grãos de soja têm efeitos benéficos na fortificação dos ossos, ela é rica em isoflavona, que ajuda na absorção de minerais.
Uma alimentação equilibrada e bons hábitos são essenciais para ter uma boa saúde!
Fonte:
Minha Vida