Benefícios do café para a saúde
Quem não adora tomar aquele cafezinho, logo ao amanhecer, ou na hora de estudar, ou até mesmo como pretexto para um encontro? Ah, o café… é quase poético, não é?
Para melhorar ainda mais essa experiência, é cientificamente comprovado que o café faz bem à saúde, sabia?
Além de acelerar o metabolismo, melhorar a concentração e estimular a memória, algumas descobertas científicas menos famosas podem servir para explicar por que tantas pessoas gostam, ou são quase viciadas, na bebida cafeinada. Confira:
1 – O composto químico da cafeína é parecido com neurotransmissor do sono
Durante o dia, seu cérebro produz níveis naturais de adenosina, que regula a função cerebral. A cafeína “imita” age com a mesma função de controlar a intensidade do seu sono.
2 – Café pode ajudar a prevenir Alzheimer e outras doenças
Um estudo desenvolvido na Faculdade de Medicina de Lisboa, em Portugal, afirmou que o consumo de café pode retardar os sintomas do Alzheimer. Outras pesquisas já provaram que beber café também diminui os riscos de doenças como diabetes tipo 2, depressão em mulheres e Parkinson.
3 – Além da cafeína, vários compostos do café fazem bem para a saúde
Os outros compostos incluem antioxidantes, que protegem o corpo dos malefícios de radicais livres. Essas moléculas causam envelhecimento e estão associadas a doenças como câncer e problemas cardíacos, distúrbios que o café também ajuda a prevenir.
4 – Beber café faz bem para o seu intestino
Um novo estudo realizado por pesquisadores dos Estados Unidos mostrou que tomar café regularmente pode fazer bem para o intestino, já que a cafeína melhora a saúde dos microrganismos que vivem no trato digestivo.
Já tomou seu cafezinho hoje?
*Com informações de Revista Galileu