fbpx

Exame de angiotomografia – diagnósticos e preparo

A angiotomografia é um exame que serve para observar com clareza os vasos sanguíneos, podendo avaliar a parte interna, externa, diâmetro e grau de comprometimento. Ainda neste exame é possível visualizar, com detalhes, a presença de placas de cálcio, de gordura nas coronárias e o fluxo sanguíneo cerebral ou em qualquer área do corpo.

Até as menores calcificações podem ser vistas através da angiotomografia, como as calcificações coronarianas, resultados do acúmulo de placas de gordura no interior das artérias.

A angiotomografia pode ter algumas indicações, a depender do diagnóstico esperado, como a angiotomografia arterial carótidas, aorta torácica, aorta abdominal, artérias renais, membros inferiores, membros superiores, entre outros.

Este exame é feito através do tomógrafo, que gera imagens de radiografia para um computador. O radiologista pode pode injetar contraste no paciente,  tornando a visualização dos vasos mais nítidas. Deste modo, fica viável analisar em tempo real como estão os vasos sanguíneos, se há placas com calcificações ou comprometimento do fluxo de sangue.

A angiotomografia dura em média de 10 minutos e, para realizá-la, o paciente não deve beber ou comer algo 4h antes da sua realização. É recomendável também que os remédios diários sejam mantidos, mas que compostos com cafeína e disfunção erétil sejam evitados em, pelo menos, 48h antes do exame.

 

Fonte:

Tua Saúde