fbpx

6 alimentos podem ajudar à saúde do coração

Os alimentos são grandes responsáveis pelo bom funcionamento do corpo. Aquela máxima que diz que “você é o que você come” é tão verdadeira quanto o resultado que uma boa alimentação pode gerar na vida do homem.

São vários os alimentos que contribuem para a saúde do coração e diminuem o risco de doenças cardiovasculares como pressão alta, AVC ou infarto. Os alimentos precisam ser ricos em fibras, substâncias antioxidantes, e gorduras monoinsaturadas ou poli-insaturadas, como azeite, alho, aveia, dentre várias outras.

Atrelada a uma boa alimentação, é essencial praticar atividade física ao menos 3 vezes por semana. Essa prática traz muitos benefícios como o estímulo à circulação sanguínea, ajuda a condição cardiovascular e estimula o surgimento de novos vasos sanguíneos, contribuindo para a redução de chances de sequelas graves em casos de infarto ou AVC, por exemplo.

Confira 6 dicas de alimentos que devem entrar na sua dieta:

  1. Azeite de Oliva Extra Virgem

O azeite extra-virgem é rico em gorduras boas e antioxidantes que aumentam o colesterol bom e reduzem o colesterol ruim, melhorando a circulação do sangue e ajudando a prevenir aterosclerose.

  1. Vinho tinto

O vinho tinto é rico em resveratrol, um polifenol antioxidante que ajuda a reduzir problemas como doenças cardíacas, melhorar os níveis de colesterol e reduzir a inflamação. O resveratrol também está presente nas sementes e na casca de uvas roxas, estando também presente no suco integral de uva.

O recomendado é consumir 1 taça de vinho tinto por dia, com cerca de 150 a 200 ml para mulheres, e até 300 ml para os homens.

  1. Alho

O alho é considerado alimento curativo, e seus principais benefícios são manter a saúde dos vasos sanguíneos durante o envelhecimento, ajudar no controle da diabetes e do colesterol, reduzir a pressão arterial, prevenir câncer de próstata e atuar como antifúngico.

  1. Linhaça

A linhaça é uma semente rica em fibras e ômega-3, um tipo de gordura poli-insaturada que ajuda a reduzir o colesterol, melhorar a circulação do sangue e reduzir a inflamação. Para absorver sua gordura, a linhaça deve ser consumida na forma de farinha, pois o intestino não consegue digerir a semente inteira.

  1. Frutas vermelhas

Frutas vermelhas como morango, acerola, goiabada, amora, jabuticaba, dentre outras, são ricas em antioxidantes que ajudam na prevenção da aterosclerose, doença que entope os vasos sanguíneos ao longo do tempo e que pode provocar problemas como infarto e AVC.

Essas frutas também são ricas em vitamina C, licopena, vitaminas do complexo B e fibras, nutrientes que ajudam na prevenção de problemas como câncer e envelhecimento precoce.

  1. Aveia

A aveia é um grão bastante rico em fibras, que ajuda a controlar o colesterol, a pressão sanguínea e a glicemia, que é o açúcar no sangue. Essas fibras também estimulam o funcionamento intestinal e a manutenção de uma flora saudável, o que é essencial para prevenir doenças como câncer e melhorar a circulação sanguínea.

 

Fonte: 

Tua Saúde

Minha Vida