fbpx

5 de fevereiro – Dia Nacional da Mamografia

Nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, é celebrado o Dia Nacional da Mamografia. O exame é de extrema importância para  as mulheres no que diz respeito a identificação do câncer de mama, descoberta de nódulos, microcalcificações, áreas densas assimétricas ou distorções da arquitetura mamária.

A data é comemorada desde 2008, com a sanção da  Lei nº 11.695 que tem como o maior objetivo incentivar a realização de mamografias não apenas no mês de outubro, quando acontece as já tradicionais campanhas do Outubro Rosa.

Com o diagnóstico por imagem (radiografia), a mamografia estuda os tecidos mamários, através de um equipamento específico chamado “Mamógrafo”, que identifica lesões, nódulos e outras anormalidades, por menor que sejam e que passariam despercebidas no autoexame.

O Ministério da Saúde recomenda que a mamografia seja realizada a partir dos 40 anos, anualmente ou a cada 2 anos. Para mulheres que apresentam casos de câncer de mama na família, o ideal é que os exames comecem a partir dos 35 anos. No entanto, o ginecologista ou mastologista podem sugerir a realização do exame antes, levando em consideração a suspeita de nódulos, tumores e outros fatores preocupantes.

Também faz parte das recomendações o autoexame mensal, para mulheres de todas as idades, logo após o fim do período menstrual. Se durante o autoexame seja percebido a presença de nódulo ou dores na região, é recomendado a procura por um profissional da saúde, para melhor averiguação. É orientado que a visita ao ginecologista aconteça pelo menos uma vez ao ano, ou sempre que a mulher perceber alguma diferença em suas mamas.

A Humana Diagnósticos  atua em Santa Cruz do Capibaribe e entre a cartela de exames oferecidos também está a mamografia. A clínica conta com uma equipe formada por 10 médicos especializados, prontos para ajudar a população santacruzense com o diagnóstico por imagem.